Resumos Doutrinários - 5 Solas

Sola Scriptura

     A partir do pressuposto de que há evidências internas e externas de que as Escrituras é a Palavra de Deus, as Escrituras são, portanto, inspiradas por Deus e, devido à esta origem, as Escrituras possui autoridade divina.
     Por este motivo, por compreenderem a autoridade das Escrituras, a Reforma foi edificada sobre a Bíblia, e assim, não é de se admirar que os reformadores tinham uma doutrina muito sólida. 
     O lema Sola Scriptura foi, de fato, edificado com as quatro palavras-chave que descrevem as Escrituras: Autoridade, Necessidade, Clareza e Suficiência. 
     Assim, os reformadores, ainda que lançando mão dos credos e do testemunho dos Pais da Igreja para obterem maior compreensão, entenderam que as Escrituras interpretam as Escrituras e, para estruturarem sua teologia, enfatizaram a interpretação histórico-gramatical, ao invés da alegórica.

Não nos esqueçamos da Bíblia, mas com diligência, temor e a invocação de Deus, leiamo-la e preguemo-la. Enquanto isso permanece e floresce, tudo prospera com a situação; essa é a cabeça e a imperatriz de todas as artes e faculdades. Basta o estudo da teologia cair, e eu não daria um centavo pelo resto”.
—Martinho Lutero

     O principio básico e essencial da interpretação bíblica é que as Escrituras interpretam as Escrituras.
     Ao longo da história da igreja, Deus tem levantado muitos homens que se empenham em examinar as Escrituras e produzir materiais teológicos de qualidade. Tais homens, através dos seus estudos, com seus escritos, suas pregações, têm contribuído sobremaneira com a igreja, facilitando o entendimento daqueles que não têm a mesma oportunidade para se aplicar aos estudos teológicos.
     Devemos valorizar o trabalho destes irmãos e louvar a Deus por suas vidas. Entretanto, embora estes recursos tenham seu valor, para o cristão, eles nunca terão autoridade superior a das Escrituras e, caso não estejam em conformidade com ela, perdem seu valor.
     A Bíblia é a única regra de fé. Consequentemente, a Escritura deve ser pregada, lida, estudada e anunciada amplamente. 

Comentários