Resumos Doutrinários - 5 Solas

     Estudando Sola Gratia, imaginemos a seguinte situação:
Encontramos um amigo, um homem honesto, trabalhador e gentil, mas não convertido. Perguntamos a ele: Você acha que vai para o céu? Por quê? E ele nos responde: "Sim, eu vou para o céu, porque eu sou honesto, trabalhador, nunca fiz mal a ninguém e até acredito em Deus". Depois deste amigo, encontramos um cristão e repetimos a pergunta. E o cristão responde: "Sim, eu vou para o céu, porque eu aceitei a Jesus como meu Salvador e eu não falto aos cultos, eu trabalho na igreja, eu leio a Bíblia, eu oro, eu jejuo..."
     Embora o amigo cristão seja genuinamente um cristão, identificamos certa semelhança entre ambas resposta, a influência do pelagianismos e do semi-pelagianismo.
     Pelágio afirmava que o pecado original de Adão não teria corrompido toda a humanidade, somente o próprio Adão. Portanto, para ele, todos os homens nascem bons, podendo viver vidas perfeitas e podem alcançar a salvação, sem a necessidade da graça de Deus. 

Comentários