Trechos de Livros - Inteligência Humilhada (Jonas Madureira).

     Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia (Cl 1.15-18, ARA).

     Como disse Abraham Kuyper não há um único centímetro quadrado da existência humana que  não esteja sob o senhorio de Cristo. Tudo está debaixo da sua autoridade. Portanto, os cristãos não tem autorização para traçar uma linha que divide o mundo em dois e, em seguida, proclamar a apenas uma das partes o senhorio de Cristo.

     É verdade que a Igreja tem autoridade para traçar uma linha que distingue a Igreja do mundo, mas ela não pode traçar uma linha para dizer que apenas algumas coisas estão sob o senhorio de Cristo. 

     A missão da Igreja é proclamar, seja para os "domésticos da fé", seja para os que vivem segundo o curso deste mundo, que Cristo é o Senhor de tudo o que existe.

 (Inteligência Humilhada, Jonas Madureira, Edições Vida Nova, página 282).

Comentários