Trechos de Livros - Apóstolos (Augustus Nicodemus Lopes)

Os apóstolos foram designados por Cristo para lançarem o fundamento da igreja, após eles.
Os pastores e presbíteros edificam a igreja sobre o fundamento que os apóstolos lançaram.
Resultado de imagem para apóstolos augustus nicodemus- Augustus Nicodemus -  
Você já se perguntou o porquê de serem 12 os Apóstolos escolhidos por Cristo? E quanto ao Apóstolo Paulo, ele substituiu Matias ou nunca fez parte dos doze?
     Os doze apóstolos representam o Novo Israel, sendo a contraparte dos doze patriarcas da nação de Israel.
Os requisitos para o apostolado são tão exclusivos ao ponto de eliminar completamente a possibilidade de haver apóstolos hoje?
     O significado bíblico do apostolado tem origem no chamado específico de Cristo aos seus discípulos mais próximos.
     Biblicamente, a autoconciência "apostólica" de Cristo dá origem a toda significação envolvida no ofício apostólico. Ou seja, Aquele é enviado pelo Pai, é quem também envia aqueles a quem escolheu e lhes dá autoridade especial, não só para cumprir um ministério profético, mas também realizar sua obra no mundo.

     Que medida os apóstolos tomaram para que a missão de evangelizar o mundo, fosse levada adiante após à morte deles? Será que os apóstolos deixaram sucessores? Historicamente, quem teriam sido estes homens? Quem deveria continuar a obra apostólica?

     Os apóstolos eram um grupo único, exclusivo e fechado. Eles preenchiam exigências exclusivas que o cargo demandava e, por isso, também exclusivamente desempenharam o ofício do apostolado comissionado por Cristo, com todas as suas características e prerrogativas.

     Desta forma, infere-se que não há, hoje, a possibilidade da existência de apóstolos, como foram os doze e Paulo.

     A obra apostólica de expansão da igreja e do Evangelho continua depois da morte dos apóstolos através dos presbíteros, homens, com determinadas qualidades morais e habilidades específicas para o trabalho, escolhidos de entre a congregação por voto, ficando sob a supervisão dos apóstolos, e ordenados e consagrados para o pastoreio, evangelização, instrução e preservação dos escritos apostólicos.

     Desta forma, não há base bíblica ou histórica alguma para que se sustente a ideia de que, desde os dias dos apóstolos, há uma linha sucessória oficial para o ofício apostólico, nas mesmas proporções e funções, com as mesmas característcas e prerrogativas.

     "A Igreja de Cristo haverá de sobreviver a mais este terrível erro teológico e suas consequências. Todavia, não serão poucos os que cairão feridos pelo caminho, desiludidos e enganados, e enganando a outros, por sua vez. Queria Deus dar-nos a graça de honrar o testemunho apostólico, deixado pelos doze e por Paulo nas Escrituras como fundamento da Igreja de Jesus Cristo. Queira Deus, em sua misericórdia, nos livrar dos falsos mestres e levantar líderes legítimos para conduzir sua igreja nestes tempos difíceis.".
     

Comentários